domingo, 28 de setembro de 2008

AUTORUNS - uma tecnologia avançada















Recentemente eu andei utilizando mais uma ferramenta da sysinternals, a ferramenta é a autoruns, a ferramenta é excelente, ela faz um scan na sua maquina por entradas em registros, serviços, plugins de browser, etc...Ela não fica só no básico como muitas outras ferramentas, ela trás informações inclusive da assinatura dos arquivos, outro recurso interessante é a possibilidade de você salvar um scan e depois comparar com outros scans. Quando você instala alguns softwares e depois desinstala ficam vários lixos na sua maquina, com o autoruns você consegue arrancar tudo com um simples delete.

O Autoruns mostra uma lista dos programas que se iniciam automaticamente quando o micro é ligado. Também permite remover as entradas do Registro correspondentes para que os programas não sejam mais ativados automaticamente.

Para descobrir quais programas são carregados na inicialização do seu PC, você pode rodar o utilitário de configuração de sistema do Windows chamado MSCONFIG. Mas existe outro utilitário gratuito chamado Autoruns que faz um trabalho melhor. As entradas no MSCONFIG tendem a ser cheia de códigos, indecifrávei para o usuário comum. O Autoruns, contudo, dá descrições mais detalhadas para cada entrada.

Desativar ou deletar entradas requerem somente um clique e exatamente por essa razão, todo cuidado é pouco. Essa função pode ser a salvação da pátria quando o sistema estiver cheio de malwares, ou colocar muita coisa a perder se você não souber o que está fazendo. Mais uma razão para fazer um
backup antes de sair apagando tudo o que vir pela frente.
http://baixaki.ig.com.br/download/Autoruns.htm

Leia com atençao o texto abaixo....
com ele vc pode ter segurança no que vai fazer

É sempre uma boa idéia fazer o backup do Registry antes de instalar novos softwares ou fazer outras mudanças no computador
Toda vez que você instala um aplicativo ou utilitário no seu computador - ou mesmo quando resolve remover uma aplicação que não vai usar mais ou acrescentar um periférico, por exemplo - uma das coisas que são alteradas no sistema é o registro (Registry) do Windows, uma espécie de biblioteca que mantém informações sobre tudo o que está instalado no sistema e que permite que tudo possa funcionar adequadamente.
Em um mundo perfeito, esses procedimentos deveriam alterar apenas as entradas de registro diretamente relacionadas ao processo em questão, assegurando-se de que estas modificações não prejudiquem o restante do sistema. Mas nem sempre é isso que acontece.
É comum, por exemplo, que durante a instalação de um novo software, ele proponha a troca de uma DLL já existente (e utilizada por outros aplicativos) por uma versão mais recente - provavelmente necessária para que o novo programa funcione adequadamente.
Outra situação muito comum acontece quando se remove um programa do sistema e que deixa para trás um grande número de entradas desnecessárias no registro do Windows, prejudicando a performance geral do sistema, ou - num caso extremo - quando remove uma entrada que é necessária para outra aplicação.
Para evitar problemas desse tipo, recomendamos que o usuário faça uma cópia de segurança do Registry antes de realizar, digamos, alguma operação mais profunda em seu computador. Desta maneira, caso algum problema aconteça, será possível retornar à situação inicial.
Veja abaixo dicas de como fazer isso:
No XP: selecione Iniciar (Start), Todos os Programas (All Programs), Acessórios (Accessories), Ferramentas do Sistema (System Tools), Restauração do Sistema (System Restore).
Clique em Criar um ponto de restauração (Create a restore point), aperte o Next e digite um nome que será a referência caso haja necessidade de restaurar o sistema.
No Vista: clique em Iniciar (Start), digite no campo disponível sysdm.cpl e pressione Enter. Na caixa de Controle da Conta do Usuário, entre com a sua senha, se necessário, e selecione Continuar (Continue). Escolha Proteção do Sistema (System Protection), Criar (Create) e depois preencha o campo.

Nenhum comentário: